CSN realiza soltura de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul

 



A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) realizou, na quarta-feira (23), a soltura de cerca de 10 mil alevinos no Rio Paraíba do Sul. A ação incluiu seis espécies, das quais duas ameaçadas de extinção: o lambari e o curimbatá, nativos dessas águas e oriundos de viveiros certificados do sul do estado de Minas Gerais.  
O evento, que aconteceu no deck da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, na Ilha São João, em Volta Redonda e contou com a participação de colaboradores da CSN, da Prefeitura de Volta Redonda, do Inea, e dos alunos do Colégio Getúlio Vargas, Escola Municipal Wandir de Carvalho e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns.   
O Programa de Educação Ambiental (PEA) é executado pela Fundação CSN em parceria com a prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente. “Esta iniciativa é muito importante para educação ambiental. A soltura desses 10 mil alevinos irá contribuir com o repovoamento de peixes nativos do Rio Paraíba do Sul”, destaca o gerente de Meio Ambiente da CSN, Aldo Santana.   
Em paralelo aos esforços que estão sendo realizados pela companhia para reduzir a captação e aumentar o reuso de água, a CSN também destacou o compromisso de monitorar um percurso de 30 quilômetros do rio, no trecho de Volta Redonda a Barra do Piraí. “A CSN conseguiu reduzir em praticamente 80% a captação de água nos últimos anos e, simultaneamente, 80% dos lançamentos de efluentes no Rio Paraíba do Sul. Com isso alcançamos o índice de cerca de 94% de recirculação de água, uma marca de referência não só no Brasil, mas também para indústria siderúrgica internacional”, comemora Santana.  
Para a estudante Ana Clara Rebouças de Oliveira, de 13 anos, que participou da ação, a atividade realizadas pelo PEA traz expectativa para um futuro. “Vemos que muitas pessoas não dão importância para água, por mais que faça parte do nosso cotidiano, e este projeto mostra como a água é fundamental”, afirma a jovem.
 
Comemorações Semana da Água   
Outras atividades do em comemoração ao mês da água, realizadas pelo PEA, lançado esta semana em Volta Redonda, incluem a limpeza do Córrego do Bugio, na Siderlândia, e a abertura da exposição “Captando o passado: a água e a CSN”, que está em cartaz na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A exposição também pode ser vista virtualmente no endereço www.captandopassado.com.br.
Além disso, foram realizadas palestras e oficinas para alunos da rede pública. Cerca de 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Wandir de Carvalho, no bairro Belmonte, assistiram a palestra sobre a importância da água e participaram de uma oficina de confecção de placas educativas.    
No colégio Juarez Antunes, no bairro São Luiz, 150 alunos participaram da palestra com o Professor Dr. Francisco Gurgel. Também foi realizado um minicurso de produção de maquetes cartográficas com o Professor Dr. Manoel Ricardo para os alunos do curso técnico de meio ambiente do Colégio Estadual Rondônia.   
Para seus colaboradores, a CSN realizou o Fórum das Águas 2022, um evento interno e online para todas as suas unidades no Brasil e que discutiu diferentes temáticas relacionadas ao uso responsável da água.
Fonte: Sul Fluminense On Line

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia esclarece caso de jovem ferido em Quatis

Jovens são presos com revólver e drogas em Resende

Vítima de acidente na Rodovia dos Metalúrgicos é identificada